Publicado em

Guia do enxoval do bebê, parte I – roupas

Você foi a uma loja de bebês pela primeira vez, logo depois que soube que estava grávido, e te entregaram uma folhinha com uma lista de itens para o enxoval do bebê. Você dá uma passada de olhos, e pergunta pra moça se tem em português também. Familiar? Certamente acontece com muita gente. Mas não tema! O blog do Bebê Nerd trará um guia para a lista do enxoval, dividida em práticas seções. A seção de hoje trata das peças de roupa.

  • Pagão

Conjunto de 3 peças contendo calça, camiseta tipo regata e casaquinho, que geralmente fecha na parte de trás do bebê. Roupa antiga, usada antes da invenção do body. Dá uma mão de obra danada fazer qualquer coisa com um bebê vestindo um pagão, então evite ao máximo.

  • Body

Aquelas camisets que prendem por baixo das pernas. Tem com manga longa e manga curta, e desde os bem básicos para usar por baixo de outras roupas ou para dormir, até os ultra sofisticados. Roupa prática, fácil de lidar.

  • Culote ou mijão

Calça básica para bebê, com ou sem pés. Por que diabos não chamam de “calça” ou, no máximo, “calça de bebê”, foge completamente da minha compreensão.

  • Vira manta

Nunca usei isso, mas parece que é um pano de algodão usado atrás do pescoço para que  a pele delicada do bebê não entre em contato com tecidos que podem possivelmente causar alergia. Acho que está em desuso, possivelmente do tempo em que o “Vida do bebê” do Delamare era lançamento.

  • Cueiro

Manta de flanela usada para enrolar e/ou cobrir o bebê.

Essa é uma listinha básica que ajuda nos itens principais. Em seguida, trataremos dos demais acessórios da lista de enxoval.