Publicado em

Educando seu filho para a criatividade

Com a nossa recente mudança de cidade, houve também a consequente mudança da escolinha. Embora esse assunto possa ser traumático, especialmente em crianças já com um pouco mais de idade, no nosso caso foi uma delícia. Como voltamos para a cidade onde passamos nossa infância, matriculamos a filha na mesma escola onde minha esposa e seus irmãos estudaram. Mas a grande surpresa e satisfação para mim foi conhecer o método de ensino que a escola utiliza, o método Montessoriano.

O método Montessoriano de ensino foi criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori no início do século XX, e está fortemente baseado no princípio da educação auto-direcionada. É dada às crianças liberdade para, por exemplo, escolher com que material querem brincar em um dado momento durante o dia escolar, e todos os materiais ficam permanentemente expostos na sala de aula ao alcance de todos. O “layout” da sala de aula montessoriana é bastante diferente do de uma sala convencional, sendo pensado para estimular a exploração e a descoberta.

Outro ponto que achei fantástico: as crianças ficam em turmas “agrupadas” por faixa de idade, em que cada turma tem crianças com até três anos de diferença. Há turmas de 1 a 3 anos, depois de 4 a 6, e de 7 a 9. A idéia é que essa situação reflete mais adequadamente a realidade social da criança, e faz com que ela passe pela experiência de ser o mais novo e o mais velho da turma, conhecendo as diferentes condições em cada situação. Minha filha está no lado mais novo da turma dela, e é muito divertido ver as meninas mais velhas querendo cuidar dela, ajudar a carregar a mochila, e ver como ela aprende com elas certos hábitos – ela já dá abraço e beijinho em todos os colegas quando vai pra casa no fim do dia, é hilário….

O método montessoriano tem um foco muito grande em estimular a criatividade e o pensamento próprio nas crianças. Basta ver uma pequena listinha de figurinhas conhecidas que estudaram em escolas montessorianas: os dois fundadores do Google Sergey Brin e Larry Page, o criador da Amazon.com Jeff Bezos, o fundador da Wikipedia Jimmy Wales, a celebridade dos jogos de computador Will Wright (que criou o “Sim City” e “The Sims”). Uma reportagem publicada recentemente no Wall Street Journal brinca que deve haver uma máfia montessoriana, dada a quantidade de inovadores e empreendedores que cresceram estudando pelo método. O artigo cita ainda estudos que comprovam a grande porcentagem de ex-alunos montessorianos entre fundadores e líderes de empresas na Europa. Segundo o autor da pesquisa, “os inovadores não só aprenderam cedo a pensar diferente, eles agem diferente”.

Como foi brilhantemente demonstrado na famosa apresentação “Shift Happens” (veja no Slideshare a versão traduzida, altamente recomendada pra quem ainda não viu), nós temos que preparar nossos filhos para exercer funções e executar atividades que ainda não existem, não foram inventadas. Sendo assim, a única forma de prepará-los é torná-los pessoas criativas, curiosas, capazes de explorar e aprender por conta própria. Em um país onde a única preocupação das escolas parece ser formar pessoas capazes de passar no vestibular, e não cidadãos com autonomia e capacidade para compreender e refletir sobre seu universo, acho essa capacidade fundamental. Reflita sobre isso antes de escolher a escola do seu filho, e se houver uma escola montessoriana na sua cidade, recomendo muito fortemente uma visita.

9 comentários sobre “Educando seu filho para a criatividade

  1. Mandou muito bem tio Garra!

    Abraços!

    1. Valeu Luisinho, e muito bom receber sua visita por aqui – volte sempre 😉

  2. […] da discussão gerada pelo post sobre o método montessoriano de ensino e a importância da criatividade na educação de nossas crianças, lembrei da espetacular palestra do Sir Ken Robinson, chamada “As escolas matam a […]

  3. Boa noite muito bem estruturado blog , adorei bastante, acho que poderiamos tornar-nos amigos de blog 🙂 lol!
    Aparte de brincadeiras sou o Peixoto, e parecido contigo publico webpages se bem que o tema principal do meu espaço é bastante diferente deste….
    Eu desenvolvo websites de poker sobre dinheiro grátis para jogar poker sem arriscares o teu dinheiro……
    Apreciei bastante o que vi escrito outra vez
    Voltarei!:)
    Ps:tenho um portugues ruim.

    1. Obrigado pela visita e pelos comentários Peixoto, fico feliz que tenhas gostado. O teu site, apesar de realmente trazer um conteúdo bem diferente do Bebê Nerd, está muito bem executado, parabéns. Volte sempre!

  4. Oi Garrido, que perfeito sua filha estudar numa escola montessoriana! Eu fiz dois anos de Pedagogia e de todas era a escola que mais me interessou! Infelizmente na minha cidade não há institutos de ensino que sigam essa linha. Parabéns pela escolha e cuidados com a educação de tua pequetuxa! 

  5. Ah, caso queira dar uma olhada acabei de criar um blog pro meu filhote… ia ser legal ter a opinião de alguém que já tem um blog tão bacana! XD

  6. Haha! A maternidade me deixou meio doida ¬¬’
    Olha o link:
    http://www.buebe.blogspot.com

    =]

    1. Muito legal o formato do seu blog, escrito para o seu bebê. Já viu as campanhas da Google, da Sophie? http://bebenerd.com.br/blog/2011/dica-do-dia/querida-sophie/

Os comentários estão fechados.